Hoje eu vou falar um pouco sobre pertencimento e trago um convite para você no final. SPOILER: você e os outros assinantes da newsletter foram os primeiros a ficarem sabendo dessa novidade. Acho justo, já que a gente tem conversado de forma mais profunda por aqui nos últimos meses.
Esses dias me dei conta que eu gosto muito de pertencer.
Pertencimento é aquela percepção de alguém fazer parte de uma comunidade, de uma família, de um grupo, de uma nação. (definição da psicóloga Miriam Debieux Rosa).
E eu sou assim. Adoro participar de atividades e formar grupinhos — e isso, inclusive, é fundamental para o meu engajamento. Eu sou aquela que usa a camiseta da academia, que usa a bolsa do curso de inglês, que cola os adesivos das coisas gosta no computador, afinal, tudo isso é um gancho para encontrar outras pessoas que também gostam dessas coisas por aí.
Se eu estou trabalhando em um café, não é raro alguém puxar um papo quando vê meu adesivo do Adoro Home Office. E logo desenrola uma conversa, uma troca de contatos, uma indicação, quando vê, tô lá fechando negócio.
Eu trabalho em casa desde 2015, em um formato bem independente, e sempre compartilhei que a solidão nunca foi um problema para mim. Meu argumento era bem forte: eu só trabalho em casa, o resto todo da minha vida eu faço na rua. E era isso, estava lá eu fazendo conexões no elevador usando a camiseta do estúdio de Pilates.
Os anos isolados em casa por conta da pandemia me tiraram justamente isso, todas as coisas que eu fazia na rua. E foi o mais difícil por aqui.
Nessa época eu me juntei a minha primeira comunidade on-line, o The Nomadic Club, um clube de nômades (ou aspirantes/entusiastas, que é onde me encaixo melhor) e conheci uma galera muito legal. Foi uma grande oportunidade de aprendizado, já que, ao interagir com pessoas com diferentes perspectivas e experiências, a gente expande horizontes e aprende com os outros. Inclusive, em breve embarco com essa galera para uma aventura inédita na minha vida.
Depois eu entrei para a Galerada, a comunidade criada pela Thais Farage para falar e debater sobre moda. É uma comunidade de pessoas apaixonadas por moda em busca de melhorar seu relacionamento com o armário. Eu sou uma apaixonada por moda? Não sou. E justamente por isso achei que estar ali naquele ambiente cheio de gente que curte moda, dando ideias, trocando soluções, ia me agregar muito.
E mais recentemente eu entrei para o Clube Passageiro, uma comunidade sobre leitura e escrita, pois achei que ia ser bem enriquecedor especialmente para as criações da newsletter aqui.
Em todas essas comunidades eu me senti pertencendo. Algumas vezes mais, outras menos, algumas vezes dando palpites com muita convicção, em outras só lendo e aprendendo. Mas entendi que para mim estar em uma comunidade é muito legal!
E chegou a hora da gente montar nosso clubinho do Adoro Home Office. Um canal para eu estar mais perto de você, mas também para você conhecer os outros seguidores do AHO que são tão legais quanto a gente!
Eu vou fazer no formato startupeiro, colocando no ar o que é mais fácil para a coisa acontecer. Depois, como é a intenção mesmo em toda comunidade, a gente pode ir melhorando as entregas com base naquilo que os membros forem sinalizando.
E como vai ser isso? VEM QUE EU TE EXPLICO!
Para fazer parte do Clube do Home Officer é só assinar um dos planos da newsletter, aqui no Substack mesmo. O valor mensal é R$ 19,90 - mas teremos desconto de 30% para esses primeiros dias de lançamento.
Por enquanto vamos ter encontros mensais com o tema escolhido pela comunidade e um grupo fechado no Telegram. Eu tenho mais umas coisinhas em mente, mas vou compartilhando com quem for entrando no nosso clubinho.
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CLUBE DO HOME OFFICER
Para quem entrar, fique atento ao seu e-mail, pois nosso contato inicial começa por lá!
Eu não gosto de comunidades, e agora?
Está tudo bem, todos os conteúdos (inclusive a news) seguem rolando normalmente. E se em algum momento você mudar de ideia e quiser experimentar o Clube, é só chegar.
UFA. Essa foi longa e com novidade. Frio na barriga por aqui, pois é um desafio criar uma comunidade e garantir que você tenha uma experiência bacana, mas vou dar meu melhor!
Um abraço,
Marcia Breda
Se você gosta da News do Adoro Home Office, que tal compartilhar com um amigo?