Home office é bom ou não para a produtividade?
Não vou responder essa pergunta nesse texto.
Fazia tempo que não surgia uma polêmica no universo dos home officers! Quer dizer, entre os home officers não há polêmica nenhuma (a gente defende o trabalho em casa, né?), mas basta um grande empresário insistir na volta ao escritório para o tema da falta de produtividade voltar à pauta.
Nos últimos dias, a Amazon enviou uma correspondência aos funcionários corporativos exigindo que todos voltem ao escritório cinco dias por semana, a partir de 2 de janeiro. O presidente-executivo, Andy Jassy, argumenta que há vantagens "significativas" no trabalho presencial.
Estou acostumada a conversar com minha base de seguidores/assinantes, que basicamente é composta por pessoas que também gostam de home office e certamente concordam comigo que essa desculpa das "vantagens do presencial" é uma grande bobagem.
O que eu não esperava era que, lá no Threads, eu fosse encontrar a galera que ADORA UM PRESENCIAL!
Meu post foi esse, destacando aquilo que já sabemos: a volta ao presencial tem muitos motivos, mas nenhum deles é realmente a produtividade.
Como sei disso? Olha só:
A Amazon não está em crise, as coisas estão indo bem, os números são positivos, e eu garanto que a produtividade de quem trabalha em casa também está ótima. Nenhuma empresa grande mantém no seu quadro um funcionário que não cumpre suas entregas. Inclusive, em uma das entrevistas, o presidente-executivo disse que um dos objetivos da volta ao presencial era "diminuir as reuniões".
Minha aposta sobre como ele vai fazer isso no presencial? Transformando as reuniões em conversas informais.
Para vocês se divertirem, aqui estão algumas das opiniões mais curiosas do pessoal lá do Threads:
Na contramão dessa volta ao presencial, o Nubank anunciou que vai manter o modelo de home office, com uma semana de trabalho presencial por trimestre. O banco afirma que o modelo híbrido dá autonomia aos profissionais e ajuda a reter talentos.
Eles ressaltaram que a volta ao escritório não está 100% descartada no futuro, mas, por enquanto, seguirão com o trabalho híbrido.
As opções de vagas remotas estão cada vez mais escassas, mas o pessoal da Remotar está fazendo uma super curadoria de vagas remotas, e, se você está buscando uma oportunidade, recomendo que fique sempre de olho no site deles:
Se você quer debater mais sobre esses assuntos e se conectar com outras pessoas que também fazem home office, te convido a fazer parte do Clube do Home Officer, assinando a versão paga dessa newsletter, no botão aqui embaixo.
Bora fazer novos amigos e novas conexões, mesmo estando no home office!
Abraços,
Marcia Breda
Se você gosta da News do Adoro Home Office, que tal compartilhar com um amigo?