Mais um ponto para o home office: é melhor para o meio ambiente
A próxima vez que seu chefe ameaçar encerrar o home office, diga a ele que vocês estão ajudando a cuidar do meio ambiente e do planeta. (talvez não faça diferença, mas diga mesmo assim).
Trabalhadores totalmente remotos geram menos da metade das emissões de gases de efeito estufa do que os trabalhadores de escritório em tempo integral, de acordo com uma nova pesquisa publicada no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences.
Nos Estados Unidos, um dia de trabalho remoto reduz as emissões em apenas 2%, devido aos impactos compensatórios de coisas como eletricidade e aquecimento residencial. No entanto, trabalhar em casa em meio período - entre dois e quatro dias por semana - reduz as emissões pessoais em qualquer lugar de 11% a 29% em comparação com os trabalhadores presenciais.
Isso aumenta para 54% menos emissões para aqueles que trabalham em casa cinco dias por semana em comparação com aqueles que vão para o escritório.
Outro ponto importante: menos trânsito nas cidades é melhor para todo mundo! Nas cidades mais populosas e congestionadas do mundo, um deslocamento médio pode facilmente durar uma hora ou mais em cada sentido. Muitos trabalhadores dirigem mais de 60 minutos por dia e na maioria das vezes estão sozinhos no carro.
Se você tem a sorte de morar em uma cidade com uma boa rede de transporte público, a história pode melhorar um pouco. Mas assim mesmo, em dias de chuva ou em que a cidade tenha qualquer problema, você pode facilmente perder a manhã toda tentando chegar ao escritório.
Ficar fora do trânsito vai acrescentar entre 30 e 90 minutos livres ao dia, para que você faça algo mais gostoso ou mais produtivo. Além disso, quanto menos tempo você dirigir, menor a probabilidade de se envolver em um acidente de carro.
Em termos absolutos, o Brasil é 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria. E conforme o Conselho Federal de Medicina, os acidentes de trânsito no Brasil causam 5 mortes a cada uma hora.
Algumas pessoas vivem para trabalhar, enquanto a maioria trabalha para viver. Mas, definitivamente, ninguém quer perder tempo no deslocamento.
"O trabalho remoto ou home office não só oferece flexibilidade aos funcionários, mas também vantagens ambientais”, disse o coautor Fengqi You, professor de engenharia de sistemas de energia da Universidade Cornell, à Fortune.
Ponto negativo desse papo todo: mesmo sabendo de tudo isso, é pouco provável que muitas empresas tradicionais, como bancos e escritórios de advocacia, sejam influenciadas a fazer home office pelo argumento climático. No fim, a responsabilidade acaba sobrando para os funcionários, com os desafios de eliminar os plásticos descartáveis e zerar as impressões em papel.
O home office oferece uma oportunidade valiosa para abordar a crise climática enquanto mantém a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores. À medida que nos esforçamos para reduzir as emissões de carbono e proteger nosso planeta, é essencial considerar como podemos incorporar práticas mais sustentáveis em nossa vida cotidiana, e poder trabalhar em casa pode ser uma peça importante desse quebra-cabeça.
Lembrando por aqui que agora temos uma comunidade exclusiva de home officers! Para fazer parte do Clube do Home Officer é só assinar um dos planos da newsletter, aqui no Substack mesmo. O valor mensal é R$ 19,90 - mas estamos com desconto de 20%.
Esse é o print do nosso primeiro encontro! Temos encontros mensais com o tema escolhido pela comunidade e um grupo fechado no Telegram.
E uma recomendação para quem quer saber mais sobre CNV e ainda ajudar a ONG Regeneraí, que atende a Ilha do Pavão, em Porto Alegre. A Ilha do Pavão foi muito afetada pelas chuvas dos últimos dias.
Até o próximo e-mail. ;)
Abraços
Marcia Breda