Razões para adorar o HOME OFFICE
Nesse clubinho aqui, a maioria de nós adora trabalhar em casa, algumas vezes o tempo todo, algumas vezes só uns dias na semana.
Eu mesma não consigo me imaginar em um trabalho presencial em tempo integral há anos. Eventualmente, faço esse exercício, de pensar o que faria se as coisas dessem errado no meu trabalho, se eu tivesse que voltar para um modelo presencial em horário comercial e eu confesso que acho bem assustador.
Imediatamente, começo a pensar em opções alternativas para evitar que tudo dê errado por aqui, para que eu não precise voltar para o presencial. Obviamente, se a necessidade bater na porta, trabalho no que precisar. Mas, quando penso nisso, eu também penso em tudo o que eu ADORO no meu HOME OFFICE.
E resolvi compartilhar essas razões com você.
A primeira delas é não precisar fazer tudo correndo o tempo todo. Lembro que quando trabalhava presencialmente era correria o tempo todo. Tomar café correndo, saindo no horário exato para não perder o ônibus, caminhar rápido para não perder o ônibus, não atrasar na saída do trabalho (você já sabe, para não perder o ônibus), chegar correndo em casa, largar a mochila, trocar de roupa e sair correndo para a academia. Só de escrever já cansei.
Agora, com mais tempo, eu raramente faço alguma coisa com pressa. Veja bem, eu ainda tenho horários. Mas eles são organizados ao longo do meu dia, e eu consigo lidar muito bem com essa organização. Sério, eu amo não fazer tudo correndo.
A outra coisa que gosto muito é organizar minhas refeições sem precisar pensar nelas todas assim que acordo. Eu acordo e tomo café com calma, sentada na minha mesa. Sei quais são as opções de lanche e de almoço que tenho à minha disposição, mas eu não preciso decidir tão cedo do dia. Eventualmente, quando passo um dia na rua, já coloco mil coisas na mochila pensando na possibilidade de ficar com sede ou ficar com fome. Poder decidir na hora e ter as opções saudáveis ao meu alcance é uma maravilha.
Sabe o que eu adoro? Conseguir conciliar as tarefas da casa com o trabalho. Lavar uma louça, colocar uma roupa na máquina, fazer um bolo, passar o aspirador. Eu sou bem regrada com as tarefas de trabalho e monitoro o tempo que levo em cada uma delas. No intervalo das tarefas, eu aproveito para levantar da cadeira e fazer alguma coisa. Fazendo isso, em geral, a casa fica razoavelmente organizada o tempo todo e as tarefas não se acumulam. (Agora mesmo, enquanto escrevo esse texto, a roupa está na máquina!).
E, por último, preciso falar do descanso pós-almoço. Eu sempre dou uma pausa depois do almoço, para descansar antes de começar a tarde. E eu tenho muitas opções de descanso! Dá para ver uma série leve e rapidinha, dá para deitar na cama, puxar uma cobertinha e fazer uma soneca de meia hora ou também dá para pegar uma bergamota e ir comer no sol (minha preferida no inverno). Esse pequeno conforto no meio do dia recarrega minhas energias!
Acho importante de tempos em tempos refletir sobre como é bom trabalhar em casa, para lembrar de valorizar as pequenas coisas boas.
E as suas boas razões para gostar do home office, quais são?
Um abraço,
Marcia Breda
Se você gosta da News do Adoro Home Office, que tal compartilhar com um amigo?
Há 5 anos trabalho em casa e me entristeço quando as coisas tomam o rumo que estão tomando agora, muitas empresas voltando atrás e contratando apenas regime CLT. Mesmo a minha profissão (sou revisora), que desde que comecei era 90% home office, agora estou vendo uma grande quantidade de empresas contratando CLT (e pagando muito menos). Mas eu sigo firme aqui com meus clientes antigos, tentando apesar de tudo buscar novos, mesmo com toda essa comoção. Igual a vc, a melhor parte pra mim é fazer as coisas no meu tempo. Além disso, em casa, no meu escritório, no meu silêncio, eu sou mais focada e trabalho muito melhor. Quando penso em pegar ônibus cheio, trânsito, comer comida ruim, não ter tempo pra cuidar da minha saúde física e mental, e, socorro, aturar aquelas reuniões que não levam a lugar algum, eu só quero chorar! Beijo e sucesso pra nós!