Vamos trabalhar menos no próximo ano?
Esse é um pensamento recorrente por aqui e resolvi compartilhar com vocês, que assinam a newsletter do Adoro Home Office.
Esse é um pensamento recorrente por aqui e resolvi compartilhar com vocês, que assinam a newsletter do Adoro Home Office. Penso em quais estratégias posso usar para conseguir trabalhar menos horas no próximo ano.
Essa percepção veio acompanhando as redes sociais de alguns empreendedores que sigo, que com frequência compartilham aquela ideia de "trabalhar 24h por dia, sou empreendedor, nunca posso parar". Respeito quem trabalha nesse ritmo, mas não é o quero para minha vida.
Eu faço questão de ter fim de semana, de descansar no feriado e de ter um ritmo próprio de trabalho. Um ritmo que me permita fazer atividades pessoais, cozinhar meu almoço, manter a organização da casa em dia, essas coisas.
Atualmente eu já tenho um ritmo bom e consegui estabelecer alguns limites, determinados por mim e que não compartilho publicamente com clientes. São os seguintes:
não marcar reunião na segunda e sexta-feira
concentrar reuniões nas terças e quartas
Eu nunca avisei nenhum cliente que não marco reunião na segunda ou na sexta. Eu só tento direcionar os horários e as opções para esses dias. E tem funcionado.
Mas tenho pensado bastante em tornar esses limites mais público no próximo ano (e por isso já estou compartilhando com vocês).
Minha estratégia por enquanto é: já na primeira semana útil de janeiro compartilhar com todos os meus clientes os meus horários. E eles vão ser assim:
Sem reuniões na segunda-feira. É um dia bem importante para organizar toda a semana e dar uma agilizada nas entregas.
Teremos 3 dias na semana para marcar reuniões, que serão terça, quarta e quinta.
Nos dias de reunião, tenho limites de uma reunião por turno.
E a grande mudança: vou avisar os clientes que não trabalho mais na sexta-feira.
WOW! Será que vou conseguir oficializar a semana de 4 dias? Ainda tenho algumas dúvidas, mas a ideia de deixar claro para os clientes que as demandas que entrarem na sexta-feira só vão ser avaliadas na segunda me deixa bem tranquila. Se eu vou trabalhar ou não, daí é outra história e depois avalio isso.
Estou apreensiva com a repercussão das minhas limitações? Obviamente estou muito! Mas vamos encarar e depois eu conto para vocês como foi!
A Lu, do Vivendo de Freela, fez uma live sobre bem legal sobre as possibilidades de diminuir a jornada de trabalho, listando prós e contras. Vale a pena conferir:
E se você quer saber tudo sobre a semana de 4 dias, tem um material bem completo que já fiz para o site do Adoro Home Office aqui.
E por aí? Você já pensou em pequenas coisas que podem ajudar você a trabalhar um pouco menos no ano que vem? Coisas simples como ter um horário limite para encerrar o trabalho já pode ajudar bastante.
Se já tiver ideias do que vai fazer, responde esse e-mail e me conta! :)
Inclusive, pensei que essa poderia ser uma nova forma de comunicação com você que assina a newsletter. Textos mais pessoais e exclusivos, que só vão rolar por aqui. E de vez em quando uns links de vagas que eu sei que todo mundo adora.
O que acha?
Beijos e até a próxima!